9/26/07

Primeiras impressões sobre o Ubuntu Gutsy (em teste)

Depois de estrupiar bem a minha instalação de Ubuntu Feisty, resolvi partir pro Ubuntu Gutsy (mesmo ainda estando em teste). Instalei a versão x86_64 (amd64), já que os jogos que eu queria não rodavam no Feisty mesmo (S.T.A.L.K.E.R., Soldiers: Heroes of World War II, MOHAA, etc).

Gostei do suporte melhor à minha placa de som (Realtek ALC883, ou ATISB hda intel -algumacoisa). Só a gravação de som ainda não funciona bem, espero que até o lançamento oficial já esteja funcionando.
Outra coisa boa da atualização do som: agora posso afinar o meu violoncelo usando o pc! Direto dos repositórios do Ubuntu instalei o fmit, ou "Free Music Instrument Tuner".

O Compiz vem habilitado por padrão, e mesmo pra mim, que tenho uma (pobrezinha) placa de vídeo ATI XPress 1100, o XGL já é ativado automagicamente (deu trabalho no começo, com o live cd nem entrando no modo gráfico - tive de instalar o driver fglrx do feisty). Meu desktop!
Tendo usado Ubuntu 64bits antes, já estava preparado para instalar um chroot com Firefox 32bits para ter Java e Flash funcionando decentemente... fui ao http://plugindoc.mozdev.org ver se achava algum meio de instalar o plugin do Java na fonte, e mesmo com o tutorial deles, não funcionou Java no Firefox (o flash agora tem um instalador automático).

SwiftweaselEis que tropeço no Swiftweasel - tipo um Swiftfox da vida, mas para 64 bits também. Instalei, e abri um site com java: funciona! E tudo que eu fiz foi seguir as instruções do PLuginDoc. E o melhor, ele carrega todas as preferências e extensões do Firefox instalado e é mais rápido.

O VirtualBox funciona bem, exceto pela parte de rede: por algum motivo estranho, não consigo acesso à internet de dentro da máquina virtual, sendo que no Feisty funcionava bem.

Se o Linux continuar evoluindo assim, daqui a pouco não preciso mais de Windows.


Página do Swiftweasel
Download do Ubuntu Gutsy
Página do fmit

2 comments:

McDgo said...

seu firefox não abre alguns sites? Tente o Opera(Linux)..

Depois que vi que o opera é compativel com alguns sites que o firefox não..

Windows nem rola mais.. :D

Lú Silva said...

Vc acertou em cheio hein !!!

bjos