10/12/11

Assistindo TV Digital do Brasil no VLC

Hoje comprei um adaptador (dongle) de TV digital Full-seg, com esperança de assistir ou gravar o Jornal da Globo e qualquer outro programa que eu quiser. Isso é especialmente útil para mim, pois trabalho o dia todo e não tenho como assistir Vale a Pena Ver de Novo. Mas agora, meus problemas se acabaram-se! :D
Comprei o Zagg EasyTV Fullseg, que vem com o ArcSoft TotalMedia para assistir e faz as vezes de DVR/PVR. Instalando no Windows 7 x64 não tive problemas, consegui pegar todos os canais disponíveis em Florianópolis com sinal bom.
Não tive a mesma sorte com o Windows Media Center. Ele reconhece o receptor, e inclusive baixa a programação (ou pelo menos diz que baixa), mas nada de achar os canais.
Curioso, abri o VLC e olhei as opções de recepção de fluxos, e eis que o bicho achou o receptor de TV digital! Testei com a Globo, e consegui pegar o sinal perfeitamente. Falta testar a gravação agendada, porque a interface do VLC é meio triste de usar (blast you, open source!).
Usando os dados da Wikipedia, e usando o formato DVB-T com largura de banda 6MHz, consegui recepção. Pra tirar dúvidas, vou desenhar:

  1. Abra o VLC, e vá no Menu "Mídia"-> "Abrir dispositivo de captura...";
  2.  Na aba "Dispositivos":
    1. escolha o modo de captura "DVB Directshow";
    2.  Selecione "Tipo de DVB" = "DVB-T";
    3. Escreva a frequência do canal no campo frequência;
    4.  Escolha "Largura de Banda"="6MHz" (achei por acaso, se tiveres uma explicação melhor favor contribuir nos comentários);
    5. Aperte o botão "Reproduzir";
    6. ??????
    7. Justin Bieber em todo seu esplendor rosa!

4 comments:

MARIO BUGRE said...

dá pra dizer como vc achou a freq. do canal da Globo????/

Khristian said...

Fala Mario,
Eu achei as frequencias dos canais num artigo da Wikipedia. O link está no post: https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_canais_da_televis%C3%A3o_digital_brasileira

Anonymous said...

Tchê, seguinte vc chego a configurar o VLC como servidor de Stream de Vídeo e Aúdio...

Pois estou querendo realizar este procedimento com a placa de TV para distribuir para vários usuários em uma rede...

Khristian said...

Já tentei, mas não tive muito sucesso (só consegui publicar um canal via streaming).
Acho que o melhor jeito de fazer isso é com um software de PVR de verdade. Uma lista de possibilidades e configurações (junto com integração com XBMC) tu achas no wiki do XBMC: http://wiki.xbmc.org/?title=PVR (artigo completo) e http://wiki.xbmc.org/index.php?title=PVR/Backend (só backends).
Esse segundo modelo eu testei no Windows usando NextPVR, e consegui ver TV via XBMC no PC e no Android.